• 4 dicas para ter sucesso no serviço de motoboy em sua loja de motopeças

    Publicado por: Túlio de Mello
    13 de dezembro de 2016

    Figura de uma moto carregada com uma caixa

    O serviço de motoboy é importante para agilizar as atividades de qualquer empresa em constante desenvolvimento. A possibilidade de atender os clientes de maneira mais rápida é um grande diferencial para seus negócios. Tanto para consumidores finais quanto para oficinas e lojas, as entregas sobre duas rodas representam uma grande vantagem.

    Imagine perder uma venda porque o cliente não pode comparecer pessoalmente em sua loja. Mau negócio, não é mesmo? Mas, para que o serviço de motoboy seja bem-sucedido é necessário desenvolver uma boa estratégia de atuação e atentar-se a todas as exigências legais.

    Se você está pensando em iniciar este serviço de transporte ou já o utiliza em sua empresa, fique ligado neste post. Preparamos 4 dicas para ter sucesso ao implantar o serviço de motoboy.

    1. Monte uma boa equipe

    Seus principais aliados no sucesso deste serviço serão os próprios profissionais motoboys. Prefira motociclistas que possuam experiência no trânsito e que conheçam bem a região de atuação de sua empresa. Avalie a conduta de seus profissionais motociclistas, diminuindo a ocorrência de incidentes.

    Lembre-se que, para exercer a profissão de motoboy, é obrigatório que o profissional tenha realizado um curso de capacitação, regulado pelo Conselho Nacional de Trânsito. O curso tem duração de 50 horas e é obrigatório desde 2009.

    2. Tipo de contratação que você deve fazer

    Para a escolha entre o motoboy autônomo, contratado ou terceirizado, você deve saber as necessidades e condições de sua empresa. Motoboys autônomos prestam serviço sem nenhum tipo de vínculo empregatício. Por isso, costumam prestar serviços para diversas outras empresas, sem disponibilidade imediata.

    Ao contratar um profissional para atuar como motoboy é importante considerar que a relação de trabalho estará regida pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Neste caso, você deverá estabelecer um salário fixo e observar todas as obrigações como empregador.

    Outra opção, é contar com um serviço terceirizado de motoboys. Deste modo, você se preocupa menos com a parte burocrática e conta com um profissional quando precisar. Faça a análise de qual dessas modalidades de serviço atende melhor a sua empresa.

    3. Pense na segurança de seus profissionais

    É essencial pensar na segurança dos motociclistas que trabalham para você, independentemente do tipo de relação de trabalho. Exija que seus motoboys utilizem todo o material obrigatório de segurança, como capacete, jaquetas, luvas, botas, cotoveleiras, caneleiras e colete refletivo. Também é necessário que a moto esteja equipada com proteção “mata-cachorro”, antena contra linhas de pipa e faixas refletivas.

    Atente-se à manutenção das motos utilizadas pelos seus entregadores. Oriente-os sobre direção responsável e respeito às leis de trânsito. Essa é a melhor maneira de evitar acidentes que causam pequenos contratempos ou consequências mais graves.

    4. Consiga mais clientes com o serviço de motoboy

    Certamente, o serviço de motoboy atrairá novos negócios para sua empresa. Explique para seus clientes sobre a praticidade e as vantagens que ele terá ao fazer negócio com você. A maior agilidade nas entregas de peças e produtos influenciará positivamente na decisão de um potencial consumidor.

    O serviço de motoboy te dará a oportunidade de atender seus clientes à distância, seja por telefone ou internet, e de aumentar as vendas. Esta será sua chance de fidelizar novos clientes, aliando bons preços, prazos reduzidos e atendimento de qualidade. São diferenciais como este que tornam seu negócio uma referência no mercado.

    Lembre-se que os motoboys serão uma extensão de sua empresa no contato com os clientes. Caso necessário, forneça treinamentos de capacitação, para melhor representação de seu negócio.

    E então, está pronto para começar a ter sucesso no serviço de motoboy da sua empresa? Aproveite para conferir também nossas dicas de como treinar e contratar vendedores para sua loja e baixe nosso guia com diversas dicas que vão auxiliar no seu dia a dia dentro da loja ou oficina.

    Banner com vendedor entregando produto para cliente


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    Túlio de Mello

    Túlio de Mello

    Especialista em Gestão Estratégica e E-business da Riffel