• 4 maneiras de fidelizar os clientes da sua loja de motopeças

    Publicado por: Túlio de Mello
    26 de julho de 2017


    Devido ao cenário econômico vivenciado pelo país nos últimos anos, o número de clientes e as vendas das lojas reduziram significativamente. Com as constantes oscilações na demanda por produtos, é de extrema importância que os lojistas busquem maneiras de fidelizar os clientes da sua loja de motopeças.

    Os donos de lojas sabem que as duas principais maneiras de potencializar os ganhos é reduzindo os custos ou aumentando as vendas. Obviamente, a segunda opção proporciona melhores resultados, mas não é nada fácil, principalmente no atual momento do Brasil.

    Pode-se dizer que a fidelização dos clientes é uma das melhores formas de aumentar as vendas e o lucro de um negócio. Por isso, separamos neste post 4 maneiras de manter seus clientes sempre fiéis.

    1. Foque no atendimento de qualidade para fidelizar os clientes da sua loja de motopeças

    Os consumidores não buscam somente peças acessíveis ou acessórios diferenciados para a moto, mas também esperam ser bem tratados pelos vendedores de uma loja.

    Por isso, empresários que desejam fidelizar os clientes não podem deixar de qualificar sua equipe a prestar um bom atendimento aos clientes, buscando sempre suprir suas necessidades e expectativas.

    Uma dica para melhorar o atendimento da loja é proporcionar treinamento ao time e realizar palestras para disseminação da cultura. Lembre-se: clientes, quando bem atendidos, mais facilmente retornarão ou indicarão a sua loja.

    2. Utilize estratégias de marketing digital para manter seus clientes por perto

    Ícones aplicativos de celular

    Atualmente, quase todas as pessoas, antes de realizarem compras, fazem diversas pesquisas na internet em busca dos melhores produtos e preços mais acessíveis. Visando fidelizar os clientes, os empreendedores não podem deixar de considerar esse detalhe.

    Por isso, é fundamental que seja desenvolvida uma estratégia de marketing digital para a empresa, a fim de:

    • Posicioná-la de forma ativa na internet e nas redes sociais;
    • Manter o contato contínuo com os clientes;
    • Divulgar a marca;
    • Apresentar novas promoções.

    Caso ainda não tenha a verba para investir fortemente, sugerimos que você mesmo inicie pelo básico. Crie uma fanpage no Facebook para que o seu negócio esteja visível na internet. Mas, lembre-se, nada de criar um perfil pessoal.

    Dedique-se em criar uma página empresarial com todas as informações que seu cliente precisa (endereço, telefone etc.). Comprometa-se em fazer publicações semanalmente ou até diariamente, com imagens em boa qualidade e um texto atrativo. Sem se esquecer de estar atento às interações e sempre responder o mais rápido possível.

    3. Crie promoções e descontos para garantir as próximas compras

    A fidelização de clientes tem um único objetivo: fazer com que os consumidores retornem à sua loja e realizem novas compras. Logo, os proprietários não podem deixar de proporcionar o ambiente ideal para que isso aconteça.

    Uma das melhores formas de incentivar os consumidores a comprarem novamente é oferecendo a eles promoções nas próximas compras. Para criar as melhores condições para os clientes comprarem novamente, os lojistas devem abusar da criatividade e fornecer a eles algo não encontrado na concorrência.

    Portanto, desenvolva promoções que atraiam o público, como descontos em novas compras ou brindes em compras de determinados acessórios.

    4. Proporcione um serviço especializado

    Todas as pessoas, quando tratadas de forma diferenciada e personalizada, tendem a comprar novamente em um estabelecimento. Para fidelizar os clientes da sua loja de motopeças, é preciso oferecer serviços competentes aos consumidores, mostrando que o negócio não possui apenas produtos de qualidade, mas também presta um serviço especializado.

    Por isso, procure proporcionar serviços de customização de acessórios e alguns itens,  fazendo a instalação de peças compradas, entre outros. É importante sempre que a loja procure oferecer aos clientes algo mais do que simplesmente vender os produtos.

    Aprendeu como fidelizar seus clientes? Agora, curta a página da Riffel Motospirit no Facebook e fique por dentro das melhores dicas para o seu negócio!


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    Túlio de Mello

    Túlio de Mello

    Especialista em Gestão Estratégica e E-business da Riffel