• 5 estratégias de marketing para sua loja de motopeças

    Publicado por: Túlio de Mello
    25 de agosto de 2017

    Fundo liso com a palavra marketing

    Independente do mercado em que se atue, o marketing é um aliado indispensável de qualquer empresa. Prestar atenção no consumidor e traçar estratégias para atingi-lo de forma positiva, deve ser uma preocupação de qualquer empreendedor. Por isso, ter estratégias de marketing para sua loja de motopeças é fundamental.

    Pensando nisso, vamos tentar ajudá-lo listando 4 estratégias que podem fazer com que sua loja se torne popular e reconhecida no mercado, resultando em um maior volume de vendas. Vamos lá?

    Estratégias de marketing para sua loja de motopeças

    1. E-mail marketing

    Teclas de um computador escrito email

    Embora muitas pessoas não acreditem, o e-mail ainda é uma forma poderosa e personalizada de se comunicar com clientes. O e-mail marketing permite que você chegue diretamente na caixa de mensagens dos seus destinatários, seja com uma oferta personalizada ou com um artigo que possa agregar valor à sua marca.

    Dica extra: Crie uma base com os dados dos seus clientes (uma planilha no Excel, por exemplo) onde você pode registrar o e-mail e Whatsapp para se relacionar com eles sempre que for conveniente. Mas, cuidado! Tente não exagerar na quantidade e no tipo de conteúdo e acabar afastando-os com SPAM. Outra dica importante é ter o link de descadastramento automático. Para que seu envio seja de forma profissional, procure uma empresa especializada para lhe ajudar.

    2. Redes sociais

    Qualquer que seja a estratégia adotada por você, o suporte das redes sociais será fundamental para fazer com que as informações circulem pela web e atinjam um maior contingente de pessoas.

    Página da internet com site youtube

    Uma dica interessante é criar conteúdo em um canal do YouTube. Você pode dar dicas e demonstrar a utilização de peças corretamente, bem como enriquecer o conteúdo com macetes de pilotagem de motos.

    Crie uma página no Facebook e compartilhe seus vídeos do YouTube. Não se esqueça de produzir conteúdos exclusivos para essa rede também, responder diariamente as interações e inserir todos os dados importantes sobre a localização e contato da sua loja.

    3. Participação em feiras e eventos

    Procure saber sobre os eventos do setor e avalie a possibilidade de visitar, ou até de ter um stand no local. Essa é uma maneira bastante direta de demonstrar seus produtos, suas soluções e seus serviços, além de ter contato com seus consumidores.

    Estande da Riffel no Salão Duas Rodas 2015. Foto: BWB Arquitetura

    A Riffel participa de eventos regionais, nacionais e até internacionais. A foto acima é do Salão Duas Rodas, o maior evento do nosso setor na América Latina, onde você encontra as maiores referências para o seu mercado de atuação. Mas, você poderá começar por algo mais simples, visitando os eventos da sua região, por exemplo.

    4. Promoção de encontros em sua loja

    Uma forma simples e muito efetiva de se relacionar com seus clientes é promover encontros na sua loja. Seja oferecendo um churrasco para comemorar o aniversário da empresa ou um simples café da manhã em alguns sábados, esses encontros irão gerar aproximação e fidelização dos seus clientes que, com certeza, falarão bem da sua loja por aí.

    Você também poderá movimentar sua loja promovendo algum curso ou palestra que seja do interesse do seu público. Alguns temas como dicas de manutenção ou pilotagem segura podem atrair participantes. Criar parcerias com fornecedores para falar melhor sobre determinados produtos também pode funcionar.

    5. Crie um material de papelaria personalizado

    Crie um kit de papelaria personalizado com a marca e a identidade visual da empresa. Cartão de visita – por exemplo – com telefones e endereço, é o básico para que sua comunicação comece a ficar eficiente e atraente.

    Além disso, é importante desenvolver folders ou flyers para divulgação do seu negócio, campanhas ou promoções. Canetas ou chaveiros para serem entregues como brindes, também podem ser uma ótima opção para popularizar sua marca. Dessa forma, você estará se destacando dos concorrentes e firmando presença no mercado.

    Viu só como é possível diversificar as estratégias de marketing para sua loja de motopeças? Aproveite que você está tratando deste tema para conhecer um pouco mais sobre o Google Meu Negócio.


    Escrito por

    Túlio de Mello

    Túlio de Mello

    Especialista em Gestão Estratégica e E-business da Riffel