• 5 passos para ter sucesso na sua loja de motopeças

    Publicado por: Túlio de Mello
    29 de março de 2017

    Dois revendedores de uma loja com prancheta na mão

    A moto é um excelente meio de condução. Seja para quem precisa economizar tempo no trânsito, quanto para quem a utiliza como instrumento de trabalho. Esse fato aumentou consideravelmente a procura por motocicletas nos últimos anos. Você pode aproveitar o aquecimento do mercado e ter sucesso na sua loja de motopeças.

    mercado de motopeças tem uma demanda considerável e se sustenta bem, principalmente, nas grandes cidades. Mas, o sucesso desse negócio dependerá de alguns fatores primordiais. Conheça 5 deles nesse texto:

    Expectativas do mercado para o sucesso na sua loja de motopeças

    Apesar das dificuldades vividas por muitos, alguns mercados estão projetando números mais otimistas para este ano, dentre eles está o mercado das motocicletas. Mesmo diante de um desaquecimento, o Brasil ainda é um dos países que mais vende veículos motorizados. Isso quer dizer que o segmento mantém certa estabilidade mesmo diante de projeções pouco animadoras. Para que sua loja de motopeças tenha sucesso, confira esses 5 passos.

    1. Regularize o seu negócio

    A primeira dica — e a mais importante para ter sucesso na sua loja de motopeças — é ter o seu comércio regularizado na junta comercial da sua cidade. Não se trata apenas de cumprir a lei da forma devida, mas sim de economia.

    Adquirir peças para vender no varejo como pessoa jurídica regularizada é muito mais barato do que fazer a compra junto aos fornecedores com seus próprios cartões ou cheques de pessoa física. Isso acontece em função da aplicação diferenciada de impostos.

    Além disso, a possibilidade de que você, devidamente registrado, consiga clientes que comprarão mais é muito superior.

    2. Não faça a chamada “confusão patrimonial”

    Confusão patrimonial é o nome dado quando o proprietário de uma empresa mistura a administração do negócio com as finanças pessoais. Lembre-se que a partir do momento em que o CNPJ para a sua loja de motopeças é constituído, todo o dinheiro que entra no negócio é patrimônio da empresa — e não seu.

    A sua remuneração será definida pela classificação da loja, ou seja, existem mais sócios? É um empreendedor individual? Isso quer dizer também que o seu “salário” mensal vai depender de conhecimento sobre modalidades de empresa, classificação tributária, etc.

    Portanto, não se aventure no mundo dos negócios sem estudar bastante antes sobre esse universo.

    3. Tenha controle absoluto de todo o patrimônio da sua loja

    Quando mencionamos “todo o dinheiro que entra no negócio é patrimônio da empresa”, estamos falando também dos bens que são necessários para que ela funcione, como materiais de escritório, produtos de higiene e limpeza, cortesias para clientes etc.

    Compreendido isso, jamais deixe de anotar tudo aquilo que conta como capital passivo da sua loja. Esquecer-se de contabilizar os gastos de um lápis ou de uma xícara de café que seja pode fazer toda a diferença na hora de você avaliar os seus números semanais ou mensais. Isso pode até mesmo afetar de forma irremediável as suas decisões sobre os rumos da sua loja de motopeças.

    4. Procure informatizar a sua administração

    Fazer com que sua loja tenha sucesso vai depender bastante da sua organização. Deixar tudo anotado em papéis é algo que infelizmente permite que algum documento ou anotação se perca.

    O ideal nesse caso é que você conte com um sistema informatizado para que nada passe batido com relação à entrada e saída de mercadorias, vendas, fluxo de caixa, pagamento de fornecedores e recebimento de clientes etc. Mas, caso isso não seja possível, uma planilha de Excel bem feita já pode te ajudar bastante.

    5. Fique atento ao que acontece com a concorrência

    Nossa última para ter  sucesso na sua loja de motopeças é saber identificar quem são seus concorrentes diretos e ficar sempre de olho neles. Isso permitirá que você entenda onde estão acertando e errando. Aproveite isso para melhorar o seu relacionamento com os clientes, a forma de administrar o negócio e até mesmo a rentabilidade da sua loja.

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    Banner com vendedor entregando produto para cliente


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    Túlio de Mello

    Túlio de Mello

    Especialista em Gestão Estratégica e E-business da Riffel