• 5S: Boas práticas que podem ajudar no dia a dia do seu negócio

    Publicado por: Riffel Blog
    20 de novembro de 2018


    A metodologia 5S vendo sendo utilizada em empresas de vários segmentos com o intuito de melhorar a organização do ambiente de trabalho e assim fazer com que as funções sejam desenvolvidas com maior eficácia, aumentando o rendimento e consequentemente, os lucros.

    Mas como? Você deve estar se perguntando. É muito simples e fácil de colocar em prática. Vamos conhecer?

    Do Japão para o mundo.

    A metodologia 5S foi criada por donas de casa japonesas com a intenção de envolver todos os membros da família na organização da casa. Você deve estar se perguntando como essa ideia foi parar na administração de uma empresa, não é?

    A resposta é muito simples. Sua fácil implementação e compreensão, faz com que as pessoas coloquem em prática e, por perceberem que realmente funciona, acabam levando essas ações para diversos âmbitos de suas vidas. Assim o 5S foi parar em empresas nos quatro cantos do mundo.

    5S, o que quer dizer?

    Em japonês, os 5Ss querem dizer: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Em português, correspondem a 5 sensos: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina.

    1) Seiri: Senso de Utilização

    O senso de utilização é relacionado com o uso de materiais, ferramentas ou equipamentos  de forma equilibrada e com bom senso. Faça um levantamento da utilidade real de cada coisa, e perceba o que é ou não indispensável para a realização de suas tarefas. A tabela abaixo vai ajudar você a distinguir o que é realmente útil:

    É usado o tempo todo?Coloque no local de trabalho
    É usado todo dia?Coloque próximo ao local de trabalho
    É usado toda semana?Colocar no almoxarifado, depósito, etc
    Não é necessário?Descarte

    Você irá perceber a diferença logo nos primeiros dias com ganho de espaço, facilidade para limpar, controlar o estoque, além de reduzir custos e diminuir a possibilidade de acidentes.

    2) Seiton: Senso de Organização

    É a forma de ter todos seus instrumentos de trabalho à disposição, de forma que se possa ter acesso a eles e usá-los imediatamente. Por isso, tudo deve estar perto do local de trabalho, porém em seu lugar específico.

    Você percebe rapidamente o quanto vai começar a economizar tempo, já que não vai precisar perdê-lo procurando por suas ferramentas, além de prevenir acidentes com instrumentos que possam estar fora do seu local de uso.

    3) Senso de Limpeza

    Nessa etapa você deve eliminar toda a sujeira do local de trabalho. Sabemos que em uma oficina é um pouco mais difícil do que um escritório, por exemplo, porém, é importante identificar resíduos ou objetos que possam ser desnecessários, aumentando o espaço físico do ambiente. Além disso, esse senso também significa ser transparente, limpo, honesto e tratar a todos com respeito.

    A melhoria no local de trabalho é percebida, a satisfação dos funcionários por trabalharem em um local mais limpo, e também dos clientes que visitam sua loja ou oficina. Você perceberá que seus equipamentos se manterão conservados por muito mais tempo, além de ter um ambiente de trabalho muito mais agradável.

    4) Seiketsu: Senso de Padronização, Asseio e Saúde

    Após conseguir implementar os sensos de organização, utilização e limpeza, padronizar esses itens é o próximo passo. A iluminação, padrão de cores, placas e formas devem ser padronizados a fim de serem identificados rapidamente. Verifique se os banheiros, refeitórios e demais salas possuem algum problema que possa causar problemas de saúde a seus funcionários e/ou clientes.

    A diferença estará no equilíbrio físico e mental da equipe, melhoria das áreas comuns e também nas condições de segurança no trabalho.

    5) Shitsuke: Senso de Disciplina ou Autodisciplina

    A última etapa irá verificar o real comprometimento com as etapas anteriores. Aqui serão percebidas a ética e moral de cada indivíduo envolvido. Você irá perceber quais deles estão realmente aplicando os 5S a partir do momento que o fazem quando ninguém está olhando ou levam para suas vidas pessoais.

    É perceptível quando o funcionário demonstrar mais produtividade e preocupação com a sua segurança e dos demais em seu ambiente de trabalho, quando o dia a dia se torna mais agradável e quando as relações entre todos se torna mais prazerosa.

     

    A empresa que implementa os 5S dificilmente terá resultados diferentes, além de aumentar as vendas e a fidelização dos clientes que passarão a ver seu negócio com outros olhos. E aí, que tal começar agora mesmo?


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