• Dicas para aumentar o ticket médio com um bom mix de produtos

    Publicado por: Túlio de Mello
    07 de junho de 2017

    Desenho de homem com luneta olhando para gráfico

    Captar novos clientes é uma ótima forma de garantir o crescimento da sua loja de motopeças. Porém, uma maneira mais simples e eficiente para aumentar os lucros é criar estratégias para que o consumidor adquira mais produtos, aumentando o ticket médio de compras.

    Para quem não sabe, o ticket médio é o valor médio que cada cliente compra em sua loja. Esse valor é determinado entre o total de suas vendas e o número de clientes que realizaram esse volume de compras. Ou seja, divida o valor que foi vendido no dia pelo número de clientes e você terá o ticket médio de vendas do dia.

    Mas, o que faz um consumidor, que entrou em uma loja para adquirir um ou dois itens já definidos, sair de lá carregando uma sacola de produtos? O segredo pode estar em oferecer uma variedade de opções. Em outras palavras, diversificar o mix de produtos.

    Já pensou nesta possibilidade? Sabe como aumentar suas vendas oferecendo opções diversificadas aos seus clientes? Se você está em busca de alternativas para aumentar seus lucros, continue lendo este post e descubra como aumentar o ticket médio com um bom mix de produtos!

    Atenda as necessidades do consumidor

    Se você acha que o cliente entrou em sua loja para comprar uma mercadoria, você está enganado. E acredite, esta é uma boa notícia para os seus negócios!

    Na verdade o consumidor sai em busca de soluções para as suas necessidades. Pode até ser que ele não esteja planejando comprar tudo em sua loja, mas esta pode ser a sua oportunidade para lucrar mais.

    Conheça seus clientes

    Todo comércio que atende um determinado segmento costuma ter um público específico. Então, que tal conhecer melhor as necessidades deste nicho? O que eles buscam ao entrar em sua loja? As respostas podem ser muito variadas.

    No caso de uma grande papelaria, por exemplo, a loja pode ser muito procurada por empresas que farão compras em grande quantidade e que buscam o menor preço por meio de processos de cotação.

    Já, para a loja de motopeças, seu público pode ser completamente diferente. Pessoas físicas em busca de itens para conserto (o que é uma necessidade) ou de acessórios para incrementar suas motos (um desejo ou capricho).

    Nos dois casos, conhecer os clientes, estudar suas características e as melhores formas de atendê-los é essencial para o sucesso nos negócios.

    Enquanto o primeiro grupo pode estar interessado apenas em buscar o menor preço para itens que são encontrados em qualquer papelaria, o segundo pode até se preocupar com o valor das peças. Mas, provavelmente se interessará também por acessórios diferenciados, que darão um destaque especial à sua moto, por exemplo.

    Tenha um mix de produtos variado

    Várias peças de moto

    Com base nessas informações sobre o cliente, é possível escolher o mix de produtos ideal para atrair sua atenção. Então, pense nos itens que ele pode até não precisar no momento, mas que vai querer comprar.

    Além disso, ofereça produtos e serviços complementares. Mesmo que o cliente tenha entrado em sua loja procurando por uma única mercadoria, ele tem outras necessidades, como calibrar os pneus, trocar o óleo ou trocar aquele kit relação que já rodou mais do que deveria. Se ele encontrar tudo no mesmo lugar, acaba levando ou contratando por uma questão de comodidade.

    Capacite seus funcionários

    Tão importante quanto oferecer mercadorias que se complementem, é treinar os funcionários da empresa para sugerirem aos clientes as melhores combinações de produtos.

    Conhecer o portfólio da loja é fundamental. Assim, eles demonstram ao consumidor que entendem e antecipam suas necessidades, economizando seu tempo e gerando satisfação.

    Facilite a vida do cliente para aumentar o ticket médio

    Pense: depois de comprar esta mercadoria em minha loja de motopeças, o cliente vai precisar ir a outros estabelecimentos para adquirir outros itens? Vai ter que procurar outro lugar para instalar?

    Se a resposta for positiva, uma excelente oportunidade é mudar essa situação. Ofereça o serviço completo ao cliente, das peças à instalação ou conserto. Dessa forma, você consegue facilitar a vida do cliente, que fica satisfeito por resolver tudo em um único lugar.

    Mais que isso, sua loja pode se tornar uma referência – o lugar onde ele encontra tudo que precisa, inclusive uma solução rápida e eficiente para seus problemas.

    Entendeu como oferecer um mix variado de produtos pode aumentar o ticket médio de compras? Quer descobrir como criar estratégias para vender mais? É só acompanhar nosso blog. 😉


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    Túlio de Mello

    Túlio de Mello

    Especialista em Gestão Estratégica e E-business da Riffel