• Como criar um canal no YouTube e impulsionar o seu negócio com conteúdo em vídeo

    Publicado por: Riffel Blog
    06 de agosto de 2018


    Cada vez mais, criar um canal no YouTube tem se tornado prática entre mecânicos e lojistas no segmento do motociclismo. Eles investem nessa plataforma e, através de vídeos, compartilham o seu conhecimento sobre motocicletas com o público, ganhando assim novos clientes e seguidores.

    Pensando nisso e em como um canal no YouTube pode ajudar o seu negócio, separamos um passo a passo com seis dicas para você criar e alimentar o seu. Confira!

    Crie e personalize o seu canal

    Para criar um canal no YouTube você precisa, antes de tudo, ter uma conta Google. Se ainda não tem, crie a sua para poder começar o processo.

    Com sua conta Google criada, acesse www.youtube.com e clique em “Fazer login”, no canto superior direito da página. Em seguida, clicando no campo “Criar um novo canal” você será direcionado para uma tela como essa abaixo:

    criar um canal no youtube

    Pronto! Agora deixe sua criatividade fluir e escolha um nome para o seu canal. Ele precisa ter a cara do seu negócio e mostrar toda a personalidade da sua marca. Aqui vale pedir ajuda para os funcionários, amigos e até mesmo clientes. Boas ideias surgem, muitas vezes, de pessoas e momentos totalmente inesperados.

    Depois de criar um canal no YouTube é preciso personalizá-lo. Nossa dica é para que você busque ajuda de um profissional para criar a identidade visual, os textos de descrição, e até mesmo para fazer uma gestão de conteúdo e projetar/mensurar os resultados que você espera alcançar.

    Porém, se você não quer gastar com o canal neste primeiro momento, ficam aqui algumas dicas básicas:

    • Adicione uma imagem ao banner superior para dar a sua cara ao canal. O tamanho recomendado é de 2560 x 1440 pixels.
    • Não deixe de adicionar uma descrição quando criar um canal no YouTube. É nela que você pode esclarecer aos visitantes o objetivo do canal, os dias que você publica vídeos, entre outras informações que achar necessário compartilhar.
    • Falando em dias de publicação, procure manter uma periodicidade nesse ponto. Isso gera engajamento com seus inscritos.
    • Quando publicar um vídeo novo, lembre-se de sempre adicionar uma descrição ao mesmo, explicando que tipo de conteúdo ele contém.

    Defina e mantenha um estilo próprio

    Já está cheio de vídeos muito parecidos na internet. Tente encontrar um caminho que mostre a sua personalidade, o seu jeito, para se diferenciar dos demais. Não é necessário montar um cenário especificamente para os vídeos. O ambiente de oficina ou de uma loja de motopeças, por si só, gera a empatia necessária com a audiência e dá um ar de realidade ao conteúdo. Concentre-se em achar um jeito único de posicionar a câmera, mostrar os componentes, explicar, etc.

    Apoie-se em roteiros

    Não precisa se prender a um roteiro específico, isso pode deixá-lo travado e artificial, afastando a audiência. Mas é interessante montar uma espécie de passo a passo com tudo aquilo que você pretende fazer no vídeo. Assim, o risco de se perder durante a gravação torna-se muito menor.

    Anote alguns conselhos chaves que não podem ser esquecidos e grave. Se for preciso, regrave. E lembre-se: o início sempre será complicado, mas com o tempo você pegará o jeito e ficará desinibido.

    Escolha um ambiente legal para as gravações

    Agora que você já sabe como criar um canal no YouTube, é hora de começar a produzir os conteúdos em vídeo. E o próximo passo é escolher um bom ambiente para gravar.

    Na sua oficina ou loja de motopeças, escolha um local bem iluminado e com poucos ruídos. Lembre-se que vídeos são visuais, então somente a sua voz não será o suficiente para transmitir a mensagem. Ainda sobre a sua voz, evite ambientes muito barulhentos. Gravar um vídeo no meio do dia pode comprometer toda a qualidade, então procure fazê-los no final do expediente ou no início da manhã.

    Não é necessário nenhuma grande produção, mas lembre-se de que o mínimo esperado é que a mensagem seja bem transmitida. Para isso, imagem nítida e som são essenciais.

    Por falar em áudio e vídeo…

    Hoje em dia os celulares entregam câmeras muito boas, mas o áudio continua um sendo um problema. Pensando nisso, procure comprar microfones próprios para smartphone. Eles têm um custo bem baixo e dão uma qualidade absurda ao vídeo.

    Divulgue seus vídeos

    Ganhar dinheiro com o YouTube é algo que pode levar um tempo ou até mesmo nem acontecer. Mas a intenção aqui, ao menos de início, não é essa, certo? O que queremos é fazer com que esses conteúdos sejam criados com o objetivo de gerar interação com o seu negócio e resultar em vendas.

    Não é necessário despender uma grande verba de divulgação. Procure divulgar no boca a boca também, para clientes que deixarem a moto no seu estabelecimento, por exemplo.

    Os vídeos servirão como uma ponte entre o cliente e você. Hoje em dia, muitos procuram a solução para os problemas da moto na internet, antes de levá-la a uma oficina ou comprar uma peça nova. Mas a verdade é que um número baixo (senão zero) fará a manutenção por si só. Então, mostrando que entende do assunto e que pode resolver de forma “simples o problema”, você irá mostrar comprometimento e conhecimento para quem está assistindo.

    Organização

    Por último, mas não menos importante, é preciso ser organizado. Lembre sempre de que você está mostrando não somente seu serviço, mas toda a estrutura e organização do seu negócio.

    Procure deixar o local bem higienizado e sempre organizado, e venda a imagem da sua motopeças ou oficina. Isso também será o diferencial para o cliente que já frequenta a sua loja, uma vez que ele saberá como é o dia a dia no local, eliminando a desconfiança. Uma última dica que vale a pena ser lembrada é: o vídeo será uma extensão do seu trabalho para o mundo, tenha comprometimento com tudo que você fala e mostra. Ele pode ajudar, e muito, a alavancar o seu negócio. Mas tenha responsabilidade.

    Conhece algum canal que vale a pena compartilhar? Você tem um canal? Deixe aí nos comentários e já aproveite para divulgá-lo.


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