• Como criar uma página no Facebook para sua motopeças

    Publicado por: Jociane de Almeida
    27 de abril de 2018


    O Facebook é a rede social mais popular do mundo. Por isso, tornou-se parte do nosso cotidiano e revolucionou a maneira com que as marcas se comunicam com seus públicos. Em 2016, 8 em cada 10 brasileiros com Internet estavam no Facebook — somando quase 100 milhões de usuários por mês. Ou seja, quase metade da população brasileira acessa diariamente a rede social!

    Manter sua marca presente e relevante no Facebook, interagindo com os consumidores, tornou-se uma imensa oportunidade de negócios.

    Para muitas empresas iniciantes, que precisam lidar com pequenos orçamentos, a criação de uma página oficial nessa rede acaba tornando-se uma substituta temporária ao site institucional. Lá, agrupam-se todas as informações de contato da marca, suas novidades, produtos, serviços, propósito e muito mais.

    Por que criar uma página no Facebook?

    Neste momento, talvez você ainda esteja se perguntando: “como criar uma página no Facebook irá influenciar no meu negócio?” A resposta é simples: a rede é um canal de comunicação direto com quem quer saber mais sobre sua loja.

    Além disso, o Facebook possibilita que você confira em tempo real quais são os conteúdos com melhor engajamento e, consequentemente, de maior interesse dos seus consumidores.

    Aqui, iremos mostrar como criar uma página no Facebook pode auxiliar no desenvolvimento da sua loja de motopeças.

    Como criar uma página no Facebook do zero?

    Existem dois estilos de páginas no Facebook: perfis pessoais e páginas de negócios, desenvolvidas especificamente para empresas. A criação de uma página de negócios possibilita diferentes formatos de publicação, a ativação de botões de compra ou contato, impulsionamento de posts, entre outros diferenciais. Para criar a sua, basta seguir os passos abaixo.

    1. Acesse www.facebook.com/pages/create.
    2. Selecione a opção “Negócio local ou lugar”.

    como criar uma página no Facebook

    3. Preencha as informações necessárias.
    4. Clique em “Começar” e siga as instruções.

    O que postar?

    Agora que você já sabe como criar uma página no Facebook para sua loja, é hora de saber o que publicar.

    Lembre-se de que você está falando com o público de um segmento específico, que está interessado no que sua marca tem a dizer. Por isso, publique apenas conteúdos relevantes para seus clientes e evite dar opiniões pessoais sobre assuntos que não estejam relacionados ao seu negócio.

    Veja alguns exemplos de publicações.

    • Novidades e curiosidades sobre sua loja.
    • Divulgação de produtos.
    • Notícias sobre o mercado de motocicletas.
    • Dicas de uso e manutenção de motos.
    • Roteiros de viagens e passeios, etc.

    3 dicas simples para deixar suas publicações mais atrativas

    Criar uma página no Facebook é simples, o segredo está em deixá-la atrativa para destacar sua marca e conquistar novos públicos. Veja nossas dicas:

    1. Publique apenas imagens e vídeos com boa resolução.
    2. Utilize pouco texto nas imagens.
    3. Crie uma boa imagem de perfil e capa.

    Formatos de posts disponíveis

    O Facebook disponibiliza diversos formatos para tornar a linha do tempo da sua página mais atrativa. Cada modelo possui um objetivo diferente, que deve ser analisado de acordo com cada conteúdo.

    Conheça os principais formatos.

    Imagem: este é o formato clássico. Utilize imagens atrativas e, sempre que possível, textos curtos e impactantes. Isso irá atrair os usuários e aumentar o engajamento deles com suas publicações — comentários, reações, compartilhamentos, etc.

    como criar uma página no Facebook

    Vídeo ao vivo: é uma tendência crescente nos últimos anos. Além de deixar sua marca mais próxima de seus clientes, este formato também possui uma imensa vantagem: o Facebook envia uma notificação a todas as pessoas que curtem sua página convidando elas para assistir o vídeo.

    Apresentação multimídia: selecione as imagens que deseja divulgar e o Facebook automaticamente as publica em formato de vídeo.

    Link: esta é uma ótima maneira de levar os usuários a seu site, caso você tenha, ou demais redes da sua marca, além de divulgar notícias relacionadas a seu negócio.

    Carrossel: este formato possibilita postar até dez imagens de uma só vez, mas costuma ter um alcance menor — ou seja, é mostrado a menos pessoas. É indicado para divulgar produtos relacionados ou lançamentos, preferencialmente com investimento, assunto do próximo tópico.

    Você pode conhecer mais sobre os formatos disponibilizados pelo Facebook clicando aqui.

    Atinja grandes públicos com pequenos investimentos

    Devido ao aumento considerável de empresas e pessoas ativas na rede social, o Facebook começou a priorizar as postagens pagas. De maneira simples, as publicações de marcas que não investem na plataforma são mostradas para menos pessoas.

    A boa notícia é que o Facebook não exige investimento mínimo. Com apenas dez reais, por exemplo, já é possível impulsionar sua publicação para atingir um público muito mais amplo.

    Tutorial para impulsionar posts

    Logo após criar sua página, você deverá criar um “Gerenciador de Negócios” no Facebook. Com ele, você poderá criar e gerenciar seus anúncios a qualquer momento.

    1. Acesse business.facebook.com.
    2. Clique no botão “Criar conta”, localizado no canto superior direito.
    3. Siga as instruções.

    Ao criar um anúncio no Facebook, você sempre deve ter em mente o objetivo da sua publicação: você deseja conquistar novos fãs para a página? Aumentar as visitas no seu site? Ampliar as interações dos usuários? A partir disso, você pode selecionar detalhadamente o público que deseja atingir.

    Isso pode ser feito de três maneiras: por interesses, páginas relacionadas ou remarketing.

    Interesses: o que seu público gosta de fazer? Descubra os principais interesses dos seus consumidores relacionados à sua loja e o Facebook irá impulsionar sua publicação para esse grupo de pessoas. Por exemplo: motocicletas, motopeças, motowear, entre outros.

    Páginas: sua empresa possui um público semelhante ao de alguma marca referência no mercado? Você pode enviar seu anúncio para essas pessoas também. Por exemplo: ao selecionar a página da Riffel, o Facebook irá automaticamente atingir o público interessado em nossa marca.

    Remarketing: sabe quando você acessa o site de alguma marca e, logo depois, recebe um anúncio relacionado? É exatamente assim que o remarketing funciona. O objetivo é impactar novamente as pessoas que possuem interesse na sua loja e já visitaram seu site, sua página do Facebook ou outros canais da sua marca.

    Saiba mais sobre sobre o Gerenciador de Negócios do Facebook

    Viu só como criar uma página no Facebook pode fazer uma grande diferença no posicionamento da sua loja?

    E esse é apenas o começo. Também separamos 5 estratégias de marketing que irão auxiliar você a conquistar mais clientes e expandir a atuação da sua marca.

    Ainda ficou com alguma dúvida? Deixe seu questionamento nos comentários abaixo que faremos questão de ajudar. Saiba também como se tornar um revendedor Riffel, se você ainda não é.


    Escrito por

    Jociane de Almeida

    Jociane de Almeida

    Especialista em Marketing e Comunicação da Riffel Motowear