• Como motivar os funcionários da sua loja de motopeças

    Publicado por: Túlio de Mello
    19 de janeiro de 2017


    Em um ramo concorrido, o fator humano é fundamental: motivar os funcionários da sua loja de motopeças, então, é um dos pilares para o sucesso nesse segmento.

    Considerando esse aspecto e sua importância para o dia a dia da empresa, listamos neste post 7 ideias essenciais para você elevar — e manter em alta — a motivação dos colaboradores. Acompanhe!

    1. Crie boas condições de trabalho

    A motivação para o trabalho aumenta quando há condições favoráveis ao seu desempenho. Por isso, desenvolva sistemas que facilitem a execução das tarefas em sua loja de motopeças. Uma das formas de fazer isso é abastecê-la com os materiais e suprimentos mais adequados à execução de cada função.

    2. Defina metas atingíveis

    Definir metas bem claras e capazes de serem alcançadas é fornecer ao trabalhador um caminho a seguir. Sem isso, a impressão é de que os esforços cotidianos, apesar de terem continuidade, não possuem objetivo. O que joga contra a motivação no ambiente de trabalho.

    Seguem abaixo alguns exemplos práticos de ações de vendas imbatíveis para o cumprimento das metas na sua loja de autopeças:

    • Crie campanhas internas para estimular a venda de produtos — há épocas que alguns produtos são menos vendidos, então, dê uma premiação para o vendedor que vender mais daqueles produtos (como um dia de folga ou uma porcentagem das vendas);
    • Estabeleça ações direcionadas a determinados segmentos — separe os produtos de sua loja de acordo com a categoria ou linha, e encarregue cada vendedor de alavancar as vendas desse nicho.

    Você pode até mesmo deixar que cada atendente escolha o produto com qual mais se identifica: há quem tenha maior habilidade com venda de acessórios, como as luvas. Já outros podem se identificar mais com as motopeças.

    Perceba que o importante aqui é levar o vendedor a ter um vínculo com o produto. Seja escolhendo focar na venda de peças, calçados para motociclistas ou quaisquer outros artigos existentes em sua loja, o indispensável é motivar os funcionários da sua loja de motopeças.

    Para ir ainda mais longe, defina metas desafiadoras, específicas e empolgantes. Assim, você reforçará o estímulo positivo da adoção de metas.

    3. Premie o bom desempenho

    Aliado ao atingimento de metas, o prêmio por desempenho funciona muito bem quando se trata de motivar os funcionários da sua loja de motopeças. Por isso, estabelecer um sistema de recompensas diferenciadas para cada meta cumprida é importante, pois dá ao colaborador a satisfação de ter seus esforços reconhecidos e o estimula a aceitar/assumir novos desafios.

    4. Engaje os colaboradores a lutar pela empresa

    Parte de um pacote motivacional bem sucedido é conseguir engajar os colaboradores de tal forma que lutar pelo bom andamento dos negócios se torne algo pessoal. Conseguir isso exige envolver todos eles na busca pelo crescimento da empresa.

    5. Valorize o trabalhador

    Manter sempre em dia os compromissos com os seus funcionários é demonstrar que você os valoriza. E funcionário que percebe estar em uma empresa estável e capaz de arcar com suas obrigações, trabalha mais motivado.

    Além disso, colaborador valorizado tem mais vontade de permanecer no emprego, o que diminui a rotatividade e aumenta o engajamento.

    6. Dê tempo para a sua equipe ao motivar os funcionários

    Mais um ponto a destacar é a relevância das folgas: dar ao funcionário tempo suficiente para descansar melhora sua performance e, consequentemente, a motivação para trabalhar.

    7. Fique atento às remunerações da equipe

    Equipe bem paga, trabalha melhor e mais motivada. Então, faça o possível para que a remuneração dos seus funcionários esteja de acordo com o mercado. Para o pessoal de vendas, ofereça comissões capazes de servir como importantes incentivadoras.

    Tudo isso que relacionamos em nossas dicas tem um só propósito: mostrar a você que motivar os funcionários da sua loja de motopeças demanda ações simples que dependem, sobretudo, de adotar uma visão humanizada para o seu negócio. Empresas de todos os portes e setores se beneficiam de práticas semelhantes: experimente-as em sua loja de motopeças e acessórios!

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    Túlio de Mello

    Túlio de Mello

    Especialista em Gestão Estratégica e E-business da Riffel