• Como treinar e contratar vendedores para uma loja de motopeças?

    Publicado por: Túlio de Mello
    20 de junho de 2017

    Vendedor entregando kit relação da moto para um cliente

    Para administrar e contratar vendedores para uma loja de motopeças é preciso ter determinação, principalmente quando o assunto são seus funcionários – em especial, os seus vendedores. Dizem por aí que a propaganda é a alma do negócio, mas é possível ir muito além disso e dizer que um bom atendimento é ponto-chave para sua loja funcionar perfeitamente.

    Imagine que um cliente seu é mal atendido. Ele nunca retornará ao estabelecimento e, pior, contará às pessoas próximas a experiência ruim que teve. O vendedor é aquela pessoa que traz diretamente o dinheiro para sua loja e, por isso, deve ser valorizado.

    Se você enfrenta dificuldades na contratação e no treinamento dos seus vendedores, fique ligado e siga as dicas que daremos aqui!

    Caso você ainda não tenha entrado para esse mercado, veja nosso post com dicas para iniciar no mercado de motopeças.

    O que saber antes de contratar vendedores para uma loja de motopeças

    Existem diversos perfis de pessoas procurando vagas para vendedor. Na hora da entrevista existem algumas coisas que o gestor deve procurar saber:

    1. Conheça o lado pessoal do candidato

    Entender as ambições, valores, pontos fortes e fracos do seu candidato é importante. Quanto às ambições, procure saber onde ele se imagina daqui a alguns anos, qual o projeto de vida e o que ele deseja.

    Avalie os valores pessoais deles para ver se estes se alinham com os valores da sua loja de motopeças. E mais: pergunte-lhe seus pontos fortes e fracos, já que autoconhecimento é fundamental.

    Com isto, é possível perceber um pouco como será o desempenho do candidato caso seja contratado. Suas ambições podem ser atingidas apenas trabalhando na loja? Ninguém quer contratar alguém que logo pedirá demissão para ir atrás dos seus sonhos — a não ser que seja uma vaga temporária, é claro.

    2. Informe-se sobre suas experiências anteriores

    O candidato não precisa necessariamente ter experiência no ramo de vendas, mas é o tipo de coisa que ajuda muito. Procure saber como ele desempenhava o papel em empregos anteriores, quais foram os casos de maior sucesso e quais técnicas de venda ele utiliza, por exemplo.

    Por que não fazer uma dinâmica e avaliar, na prática, o comportamento dele como vendedor? Assim, você selecionará o candidato com perfil ideal!

    Depois de contratar

    Não se engane achando que após a contratação seus problemas acabaram. Treinar seus vendedores é essencial, principalmente em uma loja de motopeças, na qual se exige um certo conhecimento técnico.

    E não são apenas os novos empregados que precisam de treinamento. O mercado de motopeças é extremamente dinâmico e é importante manter todo mundo bastante atualizado! Atente-se às seguintes dicas:

    1. Conheça o mercado e atualize-se

    O gestor é o primeiro que deve saber das novidades do mercado. Esta atualização pode ser feita de diversas maneiras: cursos, feiras, revistas, internet. Este conhecimento deve ser passado adiante, para todos os seus vendedores.

    2. Fique de olho na concorrência

    Pode parecer bobo, mas conhecer o trabalho de seus concorrentes ajuda bastante! O que eles estão vendendo? Como está o atendimento? Informe-se e incentive sua equipe para superá-los e manter a liderança.

    3. Promova workshops

    Devido ao caráter técnico de uma loja de motopeças, estes workshops se demonstram importantíssimos. É nele que serão passadas todas as novidades do mercado e da concorrência. Procure fazê-los, principalmente, depois de eventos e cursos que você participar.

    4. Alinhe missão e valores

    A missão e os valores da sua loja devem ser conhecidos e seguidos por todos os seus vendedores. E, claro, a boa postura deve ser mantida sempre! Invista, sempre que possível, em treinamentos de atendimento ao cliente!

    5. Lembre-se que um bom vendedor é um bom negociador

    É exatamente por isso que é tão importante investir no conhecimento. Um vendedor que estudou bastante sabe argumentar e responder todas as dúvidas do cliente, tendo muito mais sucesso em suas vendas e, consequentemente, trazendo muito mais dinheiro para o seu bolso!

    E aí? Gostou dessas dicas sobre como contratar vendedores para uma loja de motopeças? Você tem costume de treinar seus funcionários? Conta pra gente nos comentários!

    Não deixe, também, de baixar nosso guia completo com muitas dicas para você controlar as finanças e o estoque da sua loja de motopeças.

    Banner com vendedor entregando produto para cliente


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    Túlio de Mello

    Túlio de Mello

    Especialista em Gestão Estratégica e E-business da Riffel