• 5 dicas para não errar na hora de escolher o ponto de venda da sua loja de motopeças

    Publicado por: Túlio de Mello
    08 de junho de 2017

    Homem consertando moto em uma oficina - como escolher o ponto de venda da sua loja de motopeças

    Alcançar o sucesso nos negócios exige muito dos empreendedores de motopeças. Não adianta ter um bom produto, preço diferenciado e propaganda feita de forma correta se o seu ponto de venda não está bem localizada. Porém, isso não quer dizer que você precisa estar, necessariamente, no centro da cidade ou em shoppings.

    Confira no post de hoje as dicas para você não errar na hora de escolher o ponto de venda para a sua loja de motopeças.

    1. Destine um tempo para estudar os locais

    Abrir uma loja de motopeças não é igual escolher uma roupa, em que você pode ir experimentando até ficar do jeito que você quer. Antes, coloque no papel o que você realmente pode investir.

    Pesquise inúmeros locais, conheça a vizinhança, converse com aqueles que estão próximos do ponto e veja se eles sentem necessidade em ter uma loja nas proximidades. Talvez, este seja o passo fundamental para o sucesso do seu negócio.

    2. Analise o acesso ao ponto de venda

    Já escolheu alguns locais que têm o que você precisa? Então, é hora de começar a analisar os espaços. Veja os valores, seja de aluguel ou de compra, e se estão dentro do seu orçamento.

    Feito isso, observe muito bem a localização. Por exemplo, é ideal que a sua loja de motopeças fique em um local de fácil acesso, com um estacionamento para o seu cliente parar. Isso é bom, pois traz comodidade para que ele compre o que deseja, com todo o conforto e sem pressa.

    3. Verifique possíveis concorrentes e as consequências

    O senso comum diz que não é bom abrir um negócio perto de seu concorrente. Mas não é bem assim. Vamos falar sobre as opções:

    • Lembra da conversa com os moradores próximos ao local em que você está querendo abrir o seu negócio? Pois é, eles te dirão do que você realmente precisa. Veja: pode até existir uma loja naquela mesma rua, mas o serviço oferecido, assim como os produtos, não atendem às expectativas dos clientes. Então, por que não se aventurar e montar o seu negócio ali? A concorrência, neste caso, pode ser uma boa coisa.
    • Mas em outra hipótese, as pessoas que circulam pelo espaço escolhido estão muito satisfeitas com os serviços oferecidos. Se você tiver outra opção, é melhor não ficar neste ponto de venda. A fidelidade da clientela pode te trazer dor de cabeça.

    4. Não mude seu negócio para adaptá-lo ao ponto

    Não escolha um lugar que você tenha que fazer grandes adequações da ideia original do seu negócio. Afinal, ela deve estar muito bem construída, e arrumar outro lugar pode ser mais fácil. Se necessário, até invista em uma reforma no ponto de venda para ele ficar do jeito que você pensou.

    5. Avalie os espaços para sua loja de motopeças

    O espaço do seu ponto tem que condizer com o que você deseja. Por exemplo, é necessário ter em mente os cuidados específicos caso você precise de um local para um depósito.

    Já se a área total do espaço condiz com a sua quantidade de mercadorias, os tipos de expositores para a loja, a iluminação e os demais espaços devem ser pensados para os clientes circularem tranquilamente.

    Faça propagandas e divulgue seu negócio

    Você seguiu todas essas dicas e está tudo certo: o local para sua loja está alugado e o serviço já está pronto para os clientes conhecerem. Mas você não divulgou e as pessoas nem sabem que você está ali. Portanto, não deixe de fazer uma boa propaganda do seu negócio.

    Panfletagem nos arredores, comerciais, uma fachada chamativa, criação de páginas nas redes sociais, entre outras formas de divulgação podem ajudar a mostrar o seu novo negócio para o seu público-alvo.

    Além de escolher o seu ponto, não se esqueça: atender bem o cliente e oferecer um produto de qualidade são atitudes fundamentais para o sucesso do seu negócio.

    E aí, gostou das nossas dicas sobre a melhor forma de escolher o ponto de venda ideal para a sua empresa? Então, confira como fazer uma gestão de estoque eficiente.

    Que tal revender produtos Riffel na sua loja? Seja um revendedorbaixe nosso guia completo para você ter sucesso na organização das finanças e do estoque da sua loja de motopeças.

    Banner com vendedor entregando produto para cliente


    Escrito por

    Túlio de Mello

    Túlio de Mello

    Especialista em Gestão Estratégica e E-business da Riffel