• 5 dicas para a sua loja de motopeças driblar os momentos de dificuldade

    Publicado por: Túlio de Mello
    29 de novembro de 2017


    A criação de novas estratégias que possam contribuir e ajudar a driblar os momentos de dificuldade. E claro, não seria diferente com uma loja de motopeças. Com isso, é necessário analisar a situação como um todo, olhar para o negócio e reavaliar as estratégias que vinham sendo usadas quando a situação não estava tão complicada.

    Além disso, é preciso ir além, transformando essas ações em táticas novas e mais agressivas, para manter sua loja no rumo certo. E, claro, para não deixar que ela se perca na turbulência.

    Sendo assim, selecionamos 5 dicas para que seu negócio não caia e supere os momentos difíceis:

    1. Faça uma reavaliação para driblar os momentos de dificuldade

    O que sua loja está oferecendo realmente está encontrando a demanda ideal no mercado atual? Para manter seu negócio competitivo, é fundamental estar atento aos clientes para que seja possível oferecer-lhes o que eles realmente precisam.

    Entra aqui também a inovação. E, vale lembrar que nem sempre precisa ser em produtos, mas nos processos que giram em torno desse eixo: entrega, qualidade, disponibilidade, apresentação e até mesmo o atendimento.

    Considere inovar naqueles setores que talvez estejam sendo deixados de lado a exemplo do e-commerce, publicidade online e eventos.

    2. Tenha cuidado para não aumentar os riscos

    Uma fatia considerável de comerciantes, empreendedores e profissionais em geral se preocupam em reduzir os custos aqui e ali. O ideal seria que isso seja feito em qualquer momento, não apenas em épocas de crise ou dificuldades. Tente evitar saídas como os empréstimos ou financiamentos.

    Claro que isso pode ser feito com cautela, de forma a não considerar como primeira opção ou a única saída para a solução dos problemas.

    Ter um investimento nesse momento é ótimo, mas saber investir é mais ainda. As taxas de juros geralmente são altíssimas, então, se for fazer uma tomada de dinheiro é melhor pensar muito bem. Se não houver saída, use com cautela o dinheiro no negócio e pegue apenas o necessário.

    3. Faça um acompanhamento de perto do mercado

    Entregar ao cliente mais opções de produtos e serviços acaba sendo essencial. Avalie o mercado e veja o que é possível agregar ao estoque de sua loja de motopeças. Pode parecer difícil investir em algo novo se o fluxo de caixa da empresa não ajuda. Porém, é preciso, se sua empresa quiser se diferenciar e se manter no mercado.

    Quanto mais opções, sejam elas de produtos ou serviços que sua loja tiver, maior será a chance de o cliente voltar e acabar se tornando o tão sonhado cliente fiel.

    4. Faça uma gestão financeira rigorosa

    Não adianta apenas acompanhar atentamente o fluxo de caixa de sua loja, reduzir os gastos e tentar não gastar. Renegociar o que for possível, negociar e muito, nas compras de produtos e contratações de serviços também entra nesse pacote. Em outras palavras, se houver dinheiro envolvido sempre analise mais de uma alternativa.

    Mas, cuidado! Reduzir custos e fazer uma boa gestão financeira não passa pela via em que há a perda de qualidade e comprometimento dos serviços. Se há algum sinal de que isso está perto de acontecer é melhor repensar a estratégia.

    5. Torne-se um especialista

    Quando alguém é especialista em algo, a confiança nele é maior. Sendo assim, procure ser referência com sua loja de motopeças. Como fazer isso? Um bom passo pode estar em começar a agregar valor aos produtos e serviços, ampliar as alternativas em relação a eles e como eles são disponibilizados para os clientes. Quanto mais completo for o atendimento, melhor!

    É importante não se esquecer daqueles que trabalham na loja. O negócio só será referência se, tanto o gestor quanto os funcionários, souberem o que estão fazendo. Por isso, capacite todos, incluindo você mesmo, sempre que puder, nas áreas mais essenciais.

    Agora que conferiu essas dicas, assine nossa newsletter e receba em primeira mão muitas outras orientações e sugestões para ter sucesso com sua loja de motopeças e driblar os momentos de dificuldade!


    Escrito por

    Túlio de Mello

    Túlio de Mello

    Especialista em Gestão Estratégica e E-business da Riffel