Atualizado em 8 de maio de 2018.
Ter seu próprio negócio pode representar um desafio, principalmente, quando é necessário explorar novos mercados e atrair novos clientes. Por exemplo, uma loja física de motopeças enfrenta diariamente a concorrência de serviços online e de lojas virtuais. Como conseguir manter seu negócio atrativo, então? Nossa sugestão é potencializar o Google Meu Negócio.
Essa ferramenta da Google, empresa que domina praticamente todo o conteúdo gerado na internet, ajuda a alavancar principalmente negócios locais, mas também pode ajudar alguns serviços online.
Ao contrário do que pode parecer, o Google Meu Negócio não é um aplicativo com novas funcionalidades. Ele basicamente reúne várias funcionalidades que estavam espalhadas em outras plataformas da empresa. Vamos entender melhor como funciona?
O objetivo desta plataforma é facilitar a divulgação de pequenas empresas e negócios locais, aumentando o alcance com um determinado público-alvo.
Uma loja de motopeças, por exemplo, será divulgada, principalmente, para os amantes de motociclismo e que gostam de investir em produtos de qualidade. Ou seja, o Google Meu Negócio tem como principal função a captação de público.
Não confunda esta ferramente com o Google AdWords, que é uma plataforma de anúncios segmentados.
As vantagens do Google Meu negócio são inúmeras, começando pelo fato de que ele é uma ferramenta gratuita. E várias outras vantagens aparecem também, por exemplo:
Depois de cadastrado na plataforma, você consegue ver o número de acessos, o perfil dos clientes, etc. Assim, é possível adaptar o seu negócio de acordo com as preferências do consumidor.
É um fator que complementa a análise estatística. No Google Meu Negócio, os consumidores conseguem avaliar os serviços prestados, e isso auxilia muito na resolução de possíveis problemas. E, com um feedback muito mais real, é possível administrar e melhorar o seu negócio com mais propriedade.
A principal vantagem é que seu negócio será divulgado em muitas plataformas digitais, sendo a principal delas o Google+. Mas, o cliente estará em contato com a sua loja por meio de outras mídias, como o Twitter, por exemplo.
É sempre importante manter os dados do seu negócio atualizados, pois isso fará com que você apareça nas primeiras posições nos resultados de busca do Google. Informações como endereço, telefone e horário de funcionamento são indispensáveis e ajudam na captação de novos consumidores.
Claro que, além das vantagens para o seu negócio, existem as vantagens para os seus consumidores. Com apenas um clique, eles conseguem achar os negócios mais próximos, traçar rotas no Google Maps, ver o horário de funcionamento e também os horários de pico.
Agora que você sabe como funciona, veja como se cadastrar no Google Meu Negócio.
1. Acesse o site do Google Meu Negócios;
2. Clique no botão “Aparecer no Google”;
3. Informe o e-mail e senha, caso ainda não esteja logado;
4. Cadastre a localização da sua empresa inserindo o endereço;
5. Preencha todas as informações solicitadas;
6. Aceite os Termos de Serviço;
7. Insira o código de autenticação que será enviado por correspondência em até 30 dias. Perceba a importância de preencher seu endereço corretamente.
Não perca mais tempo! Muitas empresas já estão usando e você não pode ficar pra trás.
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Não deixe também de ter muitas dicas sobre como controlar as finanças e o estoque da sua loja de motopeças, baixando aqui o nosso guia.