• Google Meu Negócio: impulsione as vendas de sua loja de motopeças

    Publicado por: Túlio de Mello
    01 de junho de 2017

    Página do google aberta no computador

    Ter seu próprio negócio pode representar um desafio, principalmente, quando é necessário explorar novos mercados e atrair novos clientes. Por exemplo, uma loja física de motopeças enfrenta diariamente a concorrência de serviços online e de e-commerce. Como conseguir manter seu negócio atrativo, então? Nossa sugestão é potencializar o Google Meu Negócio.

    Essa ferramenta é um dos lançamentos mais recentes da Google, empresa que domina praticamente todo o conteúdo gerado pelos internautas. Ela vem para ajudar a alavancar principalmente negócios locais, mas também pode ajudar alguns serviços online.

    Ao contrário do que pode parecer, o Google Meu Negócio não é um aplicativo com novas funcionalidades. Ele basicamente reúne várias funcionalidades que estavam espalhadas em outras plataformas da empresa. Vamos entender melhor como funciona?

    Como funciona o Google Meu Negócio?

    Pessoa usando o celular

    O objetivo desta plataforma é facilitar a divulgação de pequenas empresas e negócios locais, aumentando o alcance com um determinado público-alvo.

    Uma loja de motopeças, por exemplo, será divulgada, principalmente, para os amantes de motociclismo e que gostam de investir em produtos de qualidade. Ou seja, o Google Meu Negócio tem como principal função a captação de público.

    Não vale confundir com o Google AdWords, que é uma plataforma de anúncios segmentados.

    Quais são as vantagens dessa ferramenta?

    As vantagens do Google Meu negócio são inúmeras, começando pelo fato de que ele é uma ferramenta gratuita. E várias outras vantagens aparecem também, por exemplo:

    Análise estatística

    Após cadastrado na plataforma, o usuário consegue ver o número de acessos, o perfil dos clientes etc. Assim, é possível adaptar o negócio de acordo com as preferências do consumidor.

    Interação

    É um fator que complementa a análise estatística. No Google Meu Negócio, os consumidores conseguem avaliar os serviços prestados, e isso auxilia muito na resolução de possíveis problemas. E, com um feedback muito mais real, é possível administrar e melhorar o seu negócio com mais propriedade.

    Presença digital

    A principal vantagem é que seu negócio será divulgado em muitas plataformas, sendo a principal delas o Google+. Mas, o cliente estará em contato com a sua loja por meio de outras mídias, como o Twitter, por exemplo.

    Facilidade de atualização

    É sempre importante manter os dados do seu negócio atualizados, pois isso fará com que você apareça nas primeiras posições nos resultados de busca do Google. Informações como endereço, telefone e horário de funcionamento são indispensáveis e ajudam na captação de novos consumidores.

    Vantagens para o consumidor

    Pessoa olhando o mapa no celular

    Claro que, além da vantagem para os proprietários dos negócios locais, existem as vantagens para os consumidores. Com apenas um clique, eles conseguem achar os negócios mais próximos, traçar rotas no Google Maps, ver o horário de funcionamento e também os horários de pico.

    Como começar a usar o Google Meu Negócio?

    Agora que você conhece como funciona, saiba como se cadastrar para usar já o Google Meu Negócio.

    1. Acesse o site do Google Meu Negócios;
    2. Clique no botão “Aparecer no Google”;
    3. Informe o e-mail e senha, caso ainda não esteja logado;
    4. Cadastre a localização da sua empresa inserindo o endereço;
    5. Preencha todas as informações solicitadas;
    6. Aceite os Termos de Serviço;
    7. Insira o código de autenticação que será enviado por correspondência em até 30 dias. Perceba a importância de preencher seu endereço corretamente.

    Agora que você já sabe tudo sobre o Google Meu Negócio, não perca mais tempo. Muitas empresas já estão usando e você não pode ficar pra trás.

    E, claro, não deixe de compartilhar este artigo nas suas redes sociais para que seus amigos também fiquem sabendo tudo sobre essa ferramenta. 😉

    Não deixe também de ter muitas dicas sobre como controlar as finanças e o estoque da sua loja de motopeças, baixando aqui o nosso guia.

    Banner com vendedor entregando produto para cliente


    Escrito por

    Túlio de Mello

    Túlio de Mello

    Especialista em Gestão Estratégica e E-business da Riffel