• A importância do pós-venda para a sua loja de motopeças

    Publicado por: Túlio de Mello
    16 de maio de 2017

    Homem em uma oficina de motos usando o computador e falando no telefone

    O que é mais rentável para você: fazer uma boa venda apenas uma vez ou manter sempre a fidelidade do cliente? Sabendo que o marketing boca a boca é um dos principais meios de divulgação do seu negócio, vale a pena entender a importância do pós-venda para a sua loja de motopeças.

    Se a sua loja de motopeças está precisando dar uma acelerada nos rendimentos, é necessário seguir algumas práticas que fazem a diferença para manter os consumidores sempre por perto.

    Como as motos estão em constante movimento, a necessidade de peças faz com que muita gente precise dos serviços várias vezes ao ano. Por isso, manter o vínculo com os clientes é uma sacada que deve ser sempre valorizada, como veremos a seguir:

    Vantagens da retenção dos clientes

    Estatísticas mostram que é muito mais vantajoso e barato para um comerciante ou empresário manter um cliente do que conquistar um novo.

    Isso é explicado pelo fato de já existir um relacionamento entre ambas as partes, ou seja, além de você já conhecer as necessidades do consumidor, ele também valoriza os serviços prestados e a qualidade dos produtos, mantendo a confiança em alta.

    Dessa maneira, trata-se de alguém que já passou por todos os processos de uma venda e está totalmente aberto para receber as ofertas da sua loja de motopeças. Portanto, não deixe de sempre mantê-lo como promotor da sua empresa.

    Pós-venda é um diferencial competitivo

    Com o mercado cada vez mais competitivo, o pós-venda é um serviço adicional que traz várias vantagens para desbancar a concorrência. Os clientes que já conhecem a credibilidade do seu negócio dificilmente virarão as costas para você.

    Dessa forma, aumentam as possibilidades para bater orçamentos, além de ofertar facilidades nas formas de pagamento por meio de uma boa negociação com quem já é conhecido da casa.

    Aumente os lucros

    Homem no balcão pegando cartão de crédito do cliente

    Ao criar estratégias de pós-venda, a sua loja de motopeças poderá vender mais para uma mesma pessoa. Como as compras geralmente aumentam em valor, haverá um impacto direto nos rendimentos, trazendo mais lucro.

    A fidelização dos clientes é primordial nesse momento, podendo representar acréscimos consideráveis no faturamento anual.

    Dê importância ao pós-venda para a sua loja de motopeças

    Sabendo que o processo de venda não acaba com a entrega do produto ou serviço, quanto mais credibilidade e confiança a sua loja oferecer aos clientes, estando sempre aberta para negociar e resolver problemas, maior será a fidelização, além da manutenção de quem já é consumidor assíduo.

    Ao vivenciar a satisfação em uma ou mais compras, os clientes se tornam disseminadores da sua marca, seja pelo marketing boca a boca ou por postagens nas redes sociais, ou seja, ajudam a construir uma boa reputação para o seu negócio.

    Com isso, o pós-venda para a sua loja de motopeças é fundamental. Aproveite para ouvir os consumidores, utilizando o que eles dizem para sempre melhorar, fazendo de tudo para atender às exigências deles.

    Como fazer um pós-venda eficiente

    Mantenha um relacionamento saudável com todos os seus clientes, criando atrativos para que eles voltem a comprar com você. Faça de tudo para as pessoas se sentirem satisfeitas em seu estabelecimento e também com os produtos comercializados, tanto na loja física como na loja on-line. Contar com profissionais capacitados também é necessário para que o pós-venda reflita em bons resultados na sua loja.

    Aproveite as oportunidades e crie um canal de relacionamento direto com seus clientes, como o WhatsApp e e-mail, que são formas rápidas e diretas para agradecer a preferência, enviar novidades, promoções e mostrar que você sempre estará à disposição do cliente.

    Tendo em vista estas dicas, invista no seu pós-venda e fortaleça sempre o relacionamento com os clientes que já são “de casa”. Quanto mais motivação e prazer em atendê-los, melhor será para ambas as partes.

    E aí, gostou do nosso post? Entendeu a importância do pós-venda para a sua loja de motopeças? Deixe aqui o seu comentário e nos conte como a fidelização dos clientes ajuda em sua loja ou oficina de motopeças!


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    Túlio de Mello

    Túlio de Mello

    Especialista em Gestão Estratégica e E-business da Riffel