• Mix de produtos: como ele pode fidelizar clientes?

    Publicado por: Túlio de Mello
    04 de maio de 2017

    Pneu, correia e outras peças de uma moto

    Você sabe como fidelizar os seus clientes? E como vão as vendas da sua loja? Existem diversos artifícios que podem te ajudar nesta tarefa árdua de atrair e de manter clientes, aumentando sempre a sua lucratividade.

    No post de hoje, falaremos mais detalhadamente sobre uma delas: o mix de produtos! Quer entender um pouco melhor sobre esse tema? Vem com a gente.

    O que é mix de produtos?

    O mix de produtos nada mais é que a mistura de todos os produtos e serviços oferecidos por uma empresa e sua variedade. Quanto mais diversificado, maiores são as chances de atingir nichos diferentes de mercado ou de dominar uma fatia maior de um determinado nicho.

    Além de números, é preciso analisar com critério as informações coletadas. Mas como o mix de produtos influenciará na sua lucratividade e na fidelização dos seus clientes?

    Aumento das compras por impulso

    Em alguns setores, a maioria das vendas ocorre por impulso. Ou seja, um consumidor ao ver um determinado produto, realiza a compra, tendo a real necessidade ou não. Quando se tem um mix de produtos bastante variado, você cria a necessidade do cliente.

    O principal público de uma loja de motopeças, por exemplo, são proprietários de motos e amantes do motociclismo. Por que, então, não investir no segmento de roupas de segurança para motociclistas, além das motopeças propriamente ditas?

    O cliente, ao visitar sua loja, poderá criar um desejo de compra daquele produto diferenciado e você ganhará mais dinheiro.

    Atração de novos clientes

    Outra grande vantagem de ter um mix variado, como já foi citado, é que você poderá atingir mercados e públicos diferentes.

    Vamos supor que, além de motopeças, sua loja também venda um ou outros produtos para motos, como capacetes, pneus ou capas de chuva.

    Outra dica é investir em serviços: que tal oferecer uma área de lavação de motos na sua loja? Enquanto o cliente aguarda, certamente ele poderá adquirir algum outro produto.

    Compensação de outras perdas

    Um ponto chave na fidelização de clientes é a negociação e o bom atendimento. Quando um desconto é oferecido, o cliente fica feliz e, provavelmente, retornará à sua loja em outras ocasiões. Brindes como canetas, adesivos e chaveiros também podem conquistar seu cliente.

    Porém um desconto ou a entrega de presentes diminuem sua margem de lucro. Um bom mix de produtos vem para compensar esta perda com a venda de outros produtos, mantendo a sua rentabilidade.

    Sua loja será lembrada por produtos diferenciados

    Muitos clientes pagam mais caro por um tipo de produto pelos “extras” que ele traz. Um grande exemplo disso é o capacete. Os preços dele começam por volta dos R$ 70 e o céu é o limite, existindo alguns que custam mais de R$ 1.500.

    E quais os diferenciais? Material, design, marca, status. E, se está no mercado, é porque tem gente que paga. Então, pense no assunto!

    Os erros mais comuns na definição do mix de produtos

    Como falamos no começo deste texto, existem alguns erros que podem te prejudicar na definição do mix de marketing ou em processos posteriores a eles. Preste bastante atenção agora para não errar:

    Ter um mix de produtos muito grande desnecessariamente

    Um mix de produtos tem que ser grande o suficiente para te ajudar a fidelizar seus clientes e aumentar sua lucratividade. Porém, ao fazer um mix excessivamente grande, você corre o risco de não gerir bem seus estoques e ter muitos produtos que nunca saem das suas prateleiras.

    Não treinar a equipe de vendas

    Uma equipe que não conhece todo o mix estará sempre empurrando os mais vendidos ou os mais baratos, o que também vai empacar produtos nos seus estoques. Por isso, capacitação é algo fundamental.

    Não avaliar os resultados

    Se você define um mix de produtos e não o acompanha depois, corre o risco de perder dinheiro! O perfil das pessoas muda, assim como o mercado, e por isso as avaliações devem ser constantes.

    Agora que você já sabe um pouco mais sobre o mix de produtos, que tal avaliar como está o da sua loja? Solicite nosso catálogo aqui e conheça nossa variedade de produtos.


    Escrito por

    Túlio de Mello

    Túlio de Mello

    Especialista em Gestão Estratégica e E-business da Riffel