• 5 motivos para focar na qualidade dos seus produtos

    Publicado por: Túlio de Mello
    30 de maio de 2017

    Homem na frente do laptop com caneta e papel

    A qualidade dos seus produtos e das marcas com que você trabalha influencia na satisfação e fidelidade dos seus clientes, e também impacta diretamente o posicionamento, precificação e margem de lucro.Não importa se você trabalha com um único produto em sua loja ou se está ampliando o catálogo para cinco, dez, quinze produtos diferentes.

    Para que você entenda melhor como essas relações se desenvolvem, veja estes 5 motivos para focar na qualidade dos seus produtos:

    1. Focar na qualidade dos seus produtos ajuda a formar a imagem de sua empresa

    Existe um pensamento muito enraizado na mentalidade dos consumidores: uma boa loja trabalha com boas marcas. Pense nas lojas de R$1,99, por exemplo: elas vendem produtos sem marca, de baixíssima qualidade. Mesmo que os preços sejam atrativos, a imagem que temos destas lojas — até antes de entrar — é negativa.

    Você não escolheria uma loja destas para comprar um presente ou para indicar a um amigo. Quando você abre mão da qualidade dos seus produtos, portanto, está formando uma imagem negativa como essa para sua loja ou oficina.

    2. Trabalhar com margens de lucro maiores

    Produtos melhores alcançam uma margem de lucro mais atrativa. O cliente frequentemente aceita pagar mais por um produto de qualidade, porque ele vai durar, não vai precisar de consertos ou trocas, é mais fácil de manusear ou, simplesmente, por causa do status associado à marca. Ou seja, este produto possui mais valor agregado.

    3. Fidelizar os clientes

    Se sua loja trabalha com produtos de baixa qualidade, você terá que conquistar novos clientes o tempo todo, pois a satisfação será baixa e a taxa de retorno será afetada. Desse modo, será preciso investir muito mais em marketing, oferecer descontos de primeira compra, gastar mais tempo com cadastros e análise de crédito, entre outras desvantagens.

    Já imaginou um cliente seu que comprou uma peça em sua loja, e durante uma viagem ele ficar parado por causa da má qualidade do produto? Toda confiança que ele deposita em você e sua loja desaparecerá. E o pior: ele com certeza vai repassar a visão que tem para seus amigos e conhecidos.

    Por outro lado, quando os clientes compram um produto de boa qualidade, eles ficam satisfeitos a longo prazo. Isso significa que eles vão retornar e comprar novamente. Essa fidelização é uma boa estratégia, pois, como já foi comprovado financeiramente, clientes antigos custam menos para a empresa do que clientes novos.

    4. Reduzir os custos

    Toda vez que um cliente cancela uma compra ou solicita uma troca, sua empresa arca com algum custo adicional — e se os produtos que você oferece são de baixa qualidade, esse tipo de ocorrência será mais frequente.

    Ao longo do tempo, o custo pode afetar a lucratividade geral do seu negócio, mesmo que as vendas sejam altas. Até o tempo perdido fazendo uma venda cancelada é um desperdício que afeta a eficiência do seu negócio.

    5. Proteja-se da concorrência

    Investir na qualidade dos seus produtos é um pré-requisito para defender sua fatia de mercado contra a concorrência. Se você não prioriza produtos de qualidade, já está perdendo clientes que valorizam este fator.

    Esses clientes vão procurar bons produtos no seu concorrente, mesmo que precisem pagar mais. Em outras palavras, qualidade é ainda mais importante do que preço para manter a competitividade no mercado.

    Mas o que é qualidade do produto?

    Pneu, correia e outras peças de uma moto

    Existe uma forma mais objetiva de definir a qualidade: trata-se de atender a especificações de maneira precisa. Quando uma peça tem as medidas corretas, o peso correto, é feita do material correto, podemos dizer que ela tem boa qualidade.

    Porém, também há uma definição mais sutil, relacionando o preço e a adequação ao uso. Uma peça que atende às necessidades e expectativas do cliente e é vendida a um preço atraente também pode ser chamada de uma peça de boa qualidade.

    Assim, a melhor maneira de determinar o nível de qualidade que seus clientes esperam é coletando essa informação diretamente da fonte. Vale a pena fazer pesquisas em sua loja para identificar as marcas que seus clientes preferem e as características que consideram mais relevantes em cada produto. Depois, avalie seus fornecedores de acordo com estes critérios.

    A qualidade do produto é algo que a Riffel prioriza para garantir que você tenha os melhores itens na sua loja. Quer saber mais sobre nossa linha de peças de moto e roupas de segurança? Acesse aqui e fique por dentro de todas as vantagens.

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    Escrito por

    Túlio de Mello

    Túlio de Mello

    Especialista em Gestão Estratégica e E-business da Riffel