• Como a organização da sua loja de motopeças influencia nas vendas

    Publicado por: Túlio de Mello
    28 de julho de 2017

    cliente entregando cartão para vendedor

    A organização da sua loja de motopeças pode influenciar bastante na experiência dos clientes e impactar positivamente ou negativamente os seus resultados. Mantendo o seu ponto de venda organizado, os lojistas conseguem apresentar às pessoas uma imagem melhor do estabelecimento, permitindo que os clientes fiquem mais à vontade e criem uma afinidade maior com a loja.

    A organização do estabelecimento é responsabilidade não apenas dos donos, mas de todos os envolvidos. Manter a loja sempre limpa e preparada para receber os clientes não só preserva a imagem do local e ajuda nas vendas, como também facilita o trabalho dos funcionários.

    Para entender como a organização pode impactar nas vendas, separamos alguns detalhes que devem ser considerados pelos proprietários. Confira!

    Layout e organização da sua loja de motopeças

    O primeiro ponto a ser avaliado na organização da loja é o seu layout, isto é, a “cara” dela. É o que todos os visitantes observarão assim que entrarem no estabelecimento. Ele diz respeito à forma que a loja é construída e organizada — corredores com prateleiras, vitrines, bancadas, etc.

    A desorganização pode influenciar bastante na experiência do cliente, pois pode deixá-lo perdido, pouco à vontade e até mesmo confuso ao procurar por produtos ou visualizar os itens. Independente do layout escolhido, quando tiver espaço, deixe sempre os produtos expostos para os clientes pegarem os equipamentos — que muitas vezes podem ser grandes — assim, as pessoas podem analisar os itens e comprar com maior segurança.

    Disposição de produtos

    Depois de definido o layout da loja, deve-se estabelecer como os produtos serão organizados e apresentados aos clientes. Essa disposição dos produtos deve sempre levar em consideração itens que se completem, pertençam a mesma linha ou fabricante e produtos que possam ser utilizados em conjunto.

    Deixar os itens certos próximos uns aos outros pode incentivar os clientes a comprarem mais, aumentando as vendas e os lucros da sua loja de motopeças.

    Limpeza

    Que cliente não gosta de visitar uma loja limpa e organizada? Nenhuma pessoa quer entrar em um estabelecimento bagunçado e despreparado para receber os consumidores. Por isso, é muito importante que os lojistas prezem bastante pela limpeza. Deve-se manter os produtos expostos sempre limpos, deixar os pisos varridos e banheiros totalmente preparados para receber, tanto homens como mulheres.

    Os lojistas devem sempre se lembrar de que um ambiente sujo e desorganizado pode afetar bastante a imagem da loja, afastando os clientes e prejudicando as vendas. Portanto, manter a loja limpa é imprescindível para o seu sucesso no mercado.

    Percebeu como a organização da loja pode influenciar bastante as vendas? Caso conheça outro detalhe que deixamos de citar, comente e compartilhe com a gente!


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    Túlio de Mello

    Túlio de Mello

    Especialista em Gestão Estratégica e E-business da Riffel