• Eventos de motos: saiba como preparar e divulgar a sua loja de motopeças

    Publicado por: Riffel Blog
    24 de maio de 2018


    Como lojista, é preciso estar atento às boas oportunidades que podem surgir para o seu negócio. Eventos de motos que ocorrem na sua cidade ou região certamente fazem parte dessas possibilidades a serem exploradas.

    Esses eventos são ótimos canais para vendas, além de divulgação de produtos e da sua loja, é claro. Nessas datas a cidade costuma receber visitas de muitos motociclistas, que acabam precisando de revisões, peças e acessórios. Ou seja, um excelente momento para criar promoções e vantagens para esses consumidores em potencial.

    Mas, como as coisas não são assim tão simples, é preciso se preparar para esses eventos. E não estamos falando só do estoque e vitrine da loja, mas da divulgação também. O evento vai acontecer, o seu negócio estará pronto para recebê-lo, mas os possíveis clientes precisam saber da sua loja, caso contrário, comprarão no concorrente.

    “E como se preparar para esses eventos de motos?” Você deve estar se perguntando. “E como divulgar minha loja com um orçamento limitado para publicidade?” Temos algumas dicas. Acompanhe!

    Comece organizando a loja e o seu estoque

    Você precisa ter em mente que as vendas e visitas na loja podem ser bem diferentes do dia a dia. Por isso, é necessário se preparar. Esta é a hora de saber tudo que tem e não tem nas prateleiras. É o momento para ter conhecimento sobre as peças e os produtos que têm bastante saída e repor o que está faltando.

    Cheque também o estoque para ter uma visão de tudo que possa ser necessário ter em maior quantidade. Afinal, divulgar a loja e uma possível promoção mas não ter o produto não pega bem. Se a gestão do seu estoque não está em dia, esse é o momento certo para fazer essa administração necessária.

    Como divulgar a loja para eventos de motos?

    Para marcar presença antes e durante um evento de motos, é preciso fazer o nome do seu estabelecimento ser lembrado. Para lojas de pequeno e médio porte, que nem sempre dispõem de um orçamento grande para publicidade, a mídia impressa é recomendada, já que o mercado local e o evento que acontece na cidade é que devem ser atingido. Da mesma forma, para ser bem aproveitada, a mídia impressa precisa ser bem pensada e divulgada em locais estratégicos.

    Cartão de visita

    O cartão de visita é uma ferramenta direta e que, se distribuída em lugares estratégicos, estará em contato direto com o público-alvo. Um cartão de visita deve ter a identidade da sua marca, os canais de contato e o endereço da sua loja.

    Distribua os cartões em hotéis da cidade, por exemplo. Bares e restaurantes que o seu público frequenta também são boas opções pois, possivelmente, os motociclistas que chegarão para o evento também irão.

    Folder

    O folder vai além do cartão de visitas e nele você já pode adicionar mais informações, como alguma promoção. Se as pessoas estão chegando na cidade, indo aos comércios e tendo contato com sua marca, possivelmente elas lembrarão da sua loja, caso precisem de algo.

    Uma promoção chama atenção, principalmente se for de revisão e de peças que geralmente precisam ser trocadas quando um motociclista está em uma viagem longa.

    Faixa na fachada da loja

    Se sua loja fica em lugar estratégico da cidade, por onde possivelmente os motociclistas e visitantes do evento irão passar, é interessante expor alguma faixa, cartaz ou placa que chame atenção. Seja para uma promoção ou avisando que faz revisões, divulgue de maneira aberta e visível.

    Outdoor

    Exibir um outdoor em um ponto da cidade onde terá bastante movimentação por causa do evento de motos é uma ótima oportunidade para divulgar seu negócio. O outdoor chama atenção e esse é o momento de sua loja ficar em destaque para ser a opção daqueles que precisarem de peças ou serviços.

    Cadastro e pós-venda

    Muitos comerciantes ainda não dão valor ao cadastro correto do cliente que realiza a primeira compra. Uma ficha completa, com nome, endereço, telefone e e-mail, é super importante para fazer o pós-venda.

    Organizando corretamente os cadastros de acordo com a data de compra, é possível entrar em contato com a pessoa para perguntar se está tudo certo com a peça ou serviço adquirido. Você também pode, depois de um período, entrar em contato perguntando se ela está precisando de algo ou avisando sobre uma promoção.

    Além disso, por ter o endereço do cliente, é possível enviar um folder ou e-mails promocionais, deixando-os sempre informados do que a loja está oferecendo. O pós-venda e o contato com o consumidor é um diferencial de aproximação que seu negócio pode ter. Apenas tome cuidado para não invadir a privacidade ou ser insistente.

    Mídias e redes sociais

    Estar presente na internet e nas mídias não impressas também é de extrema importância para qualquer comércio.

    O uso do Facebook, por exemplo, e a presença dentro dessa rede social, faz com que as marcas, muitas vezes, sejam encontradas por lá. E o usuário terá uma primeira impressão de acordo com o posicionamento da marca, a atualização da página e a avaliação de outros usuários.

    Como estamos abordando os eventos de motos e a divulgação de uma loja local, a mídia impressa é sugerida como uma saída rápida para comércios que ainda não trabalham com marketing. Por mais que a presença na internet seja muito importante, é preciso ter em mente que, assim que seu orçamento permitir, esse trabalho deve ser feito por profissionais da área para garantir bom desempenho.

    Participe efetivamente do evento

    Por último, mas tão importante quanto tudo o que falamos acima: de alguma forma, participe do evento efetivamente. Ou seja, marque presença e seja visto.

    Existem diversas maneiras de colocar isso em prática. Veja algumas:

    Seja um patrocinador ou apoiador

    Patrocinar ou apoiar eventos de motos é uma ótima forma de divulgar o seu negócio. Afinal, sua marca estará estampada em toda a comunicação oficial e ações realizadas pela organização — essa exposição varia de acordo com as cotas e diretrizes do evento.

    Obviamente, isso exige um bom planejamento da sua parte no que diz respeito a investimento. Afinal, será preciso reservar um valor que, dependendo do tamanho do evento, pode ser alto.

    Informe-se com a organização sobre as cotas e analise a possibilidade com bastante calma e planejamento. Se for adequado ao seu orçamento, vá em frente.

    Seja um expositor

    Outra forma de estar presente em eventos de motos é com um stand. Essa é outra estratégia sobre a qual você deve pensar com bastante carinho. Procure a organização e informe-se a respeito.

    Mas nunca esqueça: caso decida participar de algum evento como expositor, você precisa ser criativo. Planeje-se com tempo, crie um espaço agradável aos visitantes e, se possível, busque ajuda de pessoas com experiência na área.

    Ofereça ações em parceria com o evento

    Patrocinar, apoiar ou ser um expositor está fora do seu orçamento? Tudo bem, há formas mais simples e baratas de participar do evento indiretamente.

    A sua loja pode, por exemplo, oferecer um café da manhã aos motociclistas que estão chegando de outras cidades. Ou, de maneira ainda mais simples, disponibilizar alguns salgadinhos no balcão durante o dia para aqueles que por ali passarem. Toda cortesia é vista com bons olhos pelos consumidores.

    Enfim, as opções para aproveitar um evento de motos na sua cidade e aumentar o faturamento da sua loja são diversas. Deixe sua criatividade fluir e conte com a Riffel para estar sempre atualizado sobre o mundo do motociclismo.


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