• Qualidade de vida no ambiente de trabalho: como melhorá-la e tornar sua equipe mais produtiva e feliz?

    Publicado por: Riffel Blog
    07 de agosto de 2018


    Você sente que a sua equipe está sofrendo com ansiedade, estresse e, muitas vezes, com medo de novos desafios? Se a resposta é sim, possivelmente está na hora de realizar algumas mudanças. Afinal, uma boa qualidade de vida no ambiente de trabalho é essencial para a saúde dos seus funcionários e, é claro, do seu negócio.

    Em seguida, propomos algumas avaliações e atividades que podem ser inseridas no dia a dia da sua loja ou oficina. Elas são bem simples e você já pode executá-las assim que terminar de ler este texto. Vamos em frente?

    Qual o seu perfil e o da sua equipe?

    Comece analisando o seu próprio perfil, identificando assim suas qualidades, falhas e de que forma gosta de conduzir o seu negócio. Somente após uma boa avaliação interna sua é possível analisar os colaboradores, indivíduo por indivíduo. Com o autoconhecimento você não desperdiça energia com futilidades e consegue entender como superar rapidamente medos e preocupações.

    Em seguida, você precisa identificar o perfil de cada um na equipe, compreendendo como agem, como atendem os clientes e como lidam com o trabalho. Para se ter uma ideia de perfis, os analíticos, por exemplo, não trabalham sem a certeza do que está acontecendo, são mais duros e diretos.

    Já os estáveis, perfil da maioria dos brasileiros, querem ficar bem com todo mundo e evitam disputas. Tendem a não ser bons negociadores, mas podem ajudar muito no bom atendimento.

    Cada perfil terá sua particularidade e cabe a você, como gestor, saber a de cada um. Uma boa conversa e observações mais atentas resolvem essa questão.

    Desenvolva formas de manter você e a equipe calmos

    Encontre um horário, todo dia, para se acalmar e respirar. Ainda que a correria da rotina não permita isso, procure fazer esses exercícios, pelo menos, três vezes por semana.

    Uma boa ideia para potencializar a qualidade de vida no ambiente de trabalho é fazer rápidos períodos de meditação. Você pode fazer isso com música ou mesmo com um tempo exclusivamente seu. Livre-se do celular, respire um pouco e aproveite um bom momento de silêncio.

    Repasse esses costumes para sua equipe. No começo pode parecer um pouco complicado mas, com o tempo, se tornará rotina. Assim, você terá colaboradores mais calmos e desestressados, prontos para lidar com o trabalho de forma leve e produtiva.

    Desenvolva a sua prática e use-a para conseguir resultados ainda melhores no seu negócio.

    Escolha o líder certo e saiba bonificar

    Seja você proprietário ou gerente do estabelecimento, uma coisa é muito importante: o melhor vendedor do seu negócio nem sempre será, necessariamente, o melhor líder para uma equipe de vendas. E isso vale para diferentes áreas. É necessário que o mesmo tenha boas habilidades na gestão de pessoas, saiba motivar, conversar e liderar.

    Ainda assim, o seu melhor vendedor pode se sentir desmotivado se não tiver reconhecimento, por isso, ofereça treinamentos e o prepare para ser um líder. Será necessário um esforço maior, mas que valerá a pena no futuro, uma vez que a dinâmica do seu negócio dependerá dele.

    E se você trabalha sozinho ou com uma equipe pequena, essa dica vale para seu autoconhecimento. Seja sempre um bom líder e exerça seu papel de liderança com coerência e respeito aos demais. Tenha a certeza de que, agindo assim, você fomenta qualidade de vida no ambiente de trabalho e, com isso, o seu negócio só tem a ganhar.

    Saiba lidar com as adversidades

    O medo da rejeição e de não ser suficientemente bom é comum entre funcionários das mais diversas empresas. A falta de um feedback, de bons conselhos e dicas de como melhorar, pode fazer a equipe se avaliar sempre de forma negativa. Dessa forma, você como gestor, ao invés de estimular autoconhecimento em seus colaboradores, faz apenas eles terem mais insegurança.

    Todo esse medo da rejeição é uma característica comum do ser humano. Por isso, além de entregar os seus feedbacks e conselhos, faça a equipe se conhecer melhor, aliviando a pressão rotineira.

    Seja dinâmico e inovador no relacionamento gestor/colaborador

    Saiba entender como é o dia a dia para cada funcionário, como cada um lê diferentes situações da rotina e como você pode ajudar. Para isso, uma prática muito utilizada é a da dinâmica em grupo.

    Você pode, por exemplo, propor algumas simulações onde os coloque como clientes sendo atendidos. Isso dá uma visão certa de como eles veem as situações por outro ângulo. É algo simples e que ajuda toda a equipe a ler melhor o próprio trabalho.

    Lembre-se!

    Um ambiente de trabalho saudável diminui o estresse gerado pela busca diária por bons resultados.

    Para mais dicas como essas você pode ficar ligado aqui no blog da Riffel. E conte nos comentários: o que você faz para manter uma boa qualidade de vida no seu ambiente de trabalho?


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