• Riffel Motospirit apresenta nova Jaqueta Climate no Salão Duas Rodas 2015

    Publicado por: Jociane de Almeida
    08 de maio de 2015


    Apreciado na temporada de férias em todas as praias do país, o calor torna-se um verdadeiro martírio para quem utiliza jaquetas de segurança em regiões como o Nordeste ou em períodos mais quentes como o verão. Pensando em proporcionar mais conforto térmico aos motociclistas, a Riffel lançará no mercado a nova Jaqueta Climate, composta por um eficiente sistema de refrigeração interno.

    Formada por três elementos inovadores – camada 3D, película de resfriamento e microventiladores – a jaqueta promete reduzir a sensação térmica corporal em até 4°C. O efeito é gerado através de uma maior circulação de ar do que a encontrada em jaquetas comuns.

    Nova Jaqueta Climate

    Basicamente, a camada 3D é formada por uma estrutura especial, onde se torna impossível impedir a passagem de ar. Esse ar circula através de eficientes entradas na parte frontal da jaqueta e é expulso pela parte de trás, formando uma espécie de túnel.

    Para aumentar ainda mais o conforto térmico, a aplicação de uma película de resfriamento, uma espécie de colete aderente ao corpo do motociclista, torna a sensação ainda mais agradável. Composta por um líquido que evapora naturalmente conforme aumenta o calor no corpo do motociclista, a película funciona como uma válvula refrescante, onde o vapor quente é expulso pelo fluxo de ar através da camada 3D assim que se atingem velocidades mais elevadas.

    Desenho protótipo de jaqueta com dois tons de azul

    As três camadas do projeto Riffel ID: resistência à abrasão, à água e térmica.

    A Climate conta ainda com um moderno sistema de microventiladores internos. Acionados eletronicamente através de GPS quando a motocicleta diminui sua velocidade a partir de 30 km/h, eles iniciam o processo artificial de circulação de ar dentro da jaqueta.

    O Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Riffel, Ricardo Muller Neto, comenta: “foram mais de dois anos de estudo em parceria com o Instituto Empa, localizado na Suíça, para entender melhor quais são as regiões mais intensas de calor no corpo do motociclista quando ele está utilizando uma jaqueta de segurança. O resultado atingido com a Climate em movimento é similar ao estar utilizando apenas uma camiseta comum”.

    A Jaqueta Climate tem data prevista de lançamento para 2016 e no Salão Duas Rodas deste ano será possível conhecer seu primeiro protótipo.


    Escrito por

    Jociane de Almeida

    Jociane de Almeida

    Especialista em Marketing e Comunicação da Riffel Motowear