• Saiba como montar um plano de negócios para sua loja de motopeças

    Publicado por: Túlio de Mello
    23 de novembro de 2017


    Ter um plano de negócios para sua loja de motopeças é fundamental para nortear todas as suas funções administrativas, ter conhecimento de todo o mercado e ajudar seu negócio a crescer, principalmente se você está começando nesse ramo.

    O número de motocicletas está aumentando cada vez mais. Com um trânsito tão caótico, muitos motoristas estão optando pela compra de motos ao invés de carros.

    Portanto, é um ótimo momento para você investir em estratégias para atingir seu público. A melhor forma de ter ferramentas que darão o suporte à sua empresa é criando o plano de negócios para sua loja de motopeças.

    Neste artigo, selecionamos cinco dicas para você traçar estratégias e desenvolver seu estabelecimento.

    Montando um plano de negócios para sua loja de motopeças

    1. Pesquise seus principais concorrentes

    Nesse ramo de negócios, é muito importante analisar o território onde será instalada sua loja. Isso ocorre, pois, assim como existe um número grande de clientes, também há muitos concorrentes.

    Sendo assim, avaliar a região e identificar se o lugar escolhido realmente necessita de uma loja de motopeças é muito importante. Caso já exista alguma empresa desse ramo nessa região, verifique quais os produtos que ela oferece e tente oferecer algo diferente.

    A localização é um dos fatores determinantes para o sucesso da sua loja. Logo, quando a análise de oportunidade estiver pronta, comece a pensar na parte financeira.

    2. Organize seu planejamento financeiro

    É no planejamento financeiro que você colocará em números tudo que será necessário para realizar a montagem da sua loja.

    Nessa parte, é hora de definir qual será o valor investido, ou seja, seu capital inicial e como ele será financiado. Vale lembrar que ele pode ser próprio ou financiado por terceiros. No caso, quando é necessário adquirir um empréstimo ou financiamento.

    O planejamento financeiro permitirá a você verificar qual será o faturamento mínimo que a loja precisa ter, sem que tenha prejuízos financeiros. Com isso, também conseguirá visualizar em quanto tempo você terá o retorno do seu investimento.

    3. Verifique seus principais fornecedores

    Para que sua loja seja reconhecida no mercado, não depende apenas da qualidade do serviço que você presta. As peças que você utiliza para realizar seu trabalho são os principais itens para o cliente.

    No setor de motopeças existem diversas marcas, mas é importante que você escolha fornecedores confiáveis e que disponibilizem um material de qualidade.

    O mercado de motos é muito amplo, pois existe um número grande de fabricantes. Para se sobressair frente aos seus concorrentes, exija produtos que não deixarão seu cliente na mão.

    4. Identifique as necessidades dos seus clientes

    A partir do momento que o cliente está dentro da loja, é sua responsabilidade identificar o que ele está procurando. Muitas vezes, o consumidor está com a intenção de comprar um kit relação, mas não sabe exatamente qual é a melhor opção.

    Diante disso, surge o vendedor que deverá usar técnicas de venda para demonstrar a importância daquela compra para o consumidor.

    Os usuários de duas rodas são tanto homens como mulheres. Treinar sua equipe para atendê-los é fundamental para fidelizar seu cliente.

    5. Invista na divulgação

    Agora que sua loja está preparada para abrir as portas, é necessário fazer a divulgação do seu estabelecimento. Portanto, utilize os meios de comunicação que julgar essenciais.

    Você pode criar um site com fotos e promoções. Outra opção é distribuir panfletos em pontos de maior movimento por onde transitem potenciais clientes.

    Uma dica importante: ofereça algum tipo de aula de instrução, mecânica ou segurança no trânsito. Isso vai chamar atenção dos seus clientes e estabelecer um ar de comprometimento à sua empresa.

    Quando você estrutura bem o seu plano de negócios, as etapas a serem cumpridas não vão parecer tão difíceis. Assim, você estará mais seguro e terá recursos caso haja algum imprevisto.

    Realizar um plano de negócios para sua loja de motopeças necessita de tempo, mas isso trará bons resultados no futuro. Quer saber mais? Baixe o ebook sobre como organizar o estoque e as finanças da sua loja de motopeças. É grátis!


    Escrito por

    Túlio de Mello

    Túlio de Mello

    Especialista em Gestão Estratégica e E-business da Riffel